O mês de Outubro é rosa, mas o cuidado é o ano inteiro!!!

  • 0

O mês de Outubro é rosa, mas o cuidado é o ano inteiro!!!

Category : Dicas/Receitas

O mês de outubro tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é feito com maior intensidade através de propagandas e palestras em algumas empresas , tendo como símbolo um laço rosa. No entanto, a prevenção deve ser feita durante todo ano, não apenas em outubro  e tanto a mulher quanto o homem apesar da incidência ser menos no sexo masculino.
Dessa forma , é através do auto-exame das mamas  que pode ser feito a prevenção  e o  diagnóstico deve ser dado por um médico assim como o tratamento . Lembrando que os sintomas do câncer de mama são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. Vale ressaltar, que apenas 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

O autoexame das mamas pode ser realizado da seguinte forma:

No Chuveiro ou Deitada:

picture1

Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do Espelho:

picture2
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

picture3
Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

picture4
Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.

picture5
Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

Orientações

O autoexame é importante porque permite notar alterações nas mamas. E em qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

Deve ser realizado  uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação e aquelas que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:

Vale lembrar que o autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Além disso, a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.

 

picture6

  • Compartilhe nas mídias sociais

Leave a Reply