Manjericão

  • 0

Manjericão

Category : Dicas/Receitas

Manjericão-

 

Todo o manjericão (folhas, flores, raízes, óleo essencial e sementes) é rico em propriedades curativas que são utilizadas para os mais diversos fins na medicina popular. As folhas do manjericão frescas são ricas em vitamina A. Uma grande pequena de manjericão (inferior a 1/4 de uma xícara) fornece na ingestão diária recomendada de vitamina A, que dentre outras propriedades, beneficia a visão, sobretudo a capacidade de enxergar durante a noite. Já a vitamina K presente no manjericão beneficia a cartilagem, ossos, aparelho digestivo e tecidos pulmonares, além de evitar contusões, hemorragia e perda de sangue. O manjericão também possui luteína e zeaxantina, dois nutrientes que ajudam o organismo a filtrar luz, evitando danos aos olhos causados ​​pela exposição prejudicial à luz. Uma dieta composta de luteína e zeaxantina pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Na medicina alternativa o manjericão também é usado em forma de cataplasma ou unta para picadas de inseto, acne e lombriga. Em forma de gargarejo para limpeza bucal. Para revigorar, as folhas são usadas em banho. O óleo essencial do manjericão é importante na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas, além de ajudar a proporcionar uma energia extra e quando adicionado a oléos de massagem para músculos doloridos. A queima da erva age como um incenso com propriedades antissépticas. Uma vasilha contendo manjericão ajuda a repelir moscas e mosquitos. O suco do manjericão é aplicado em infecções fungosas.

Na culinária, o manjericão é muito utilizado em ensopados, saladas, temperos para carnes e peixes e como acréscimo em molhos (principalmente o de tomate). Possui boa quantidade de betacaroteno e vitamina C.

 

  • Compartilhe nas mídias sociais

Leave a Reply